segunda-feira, 28 de março de 2011

TÉCNICA DE PINTURA EM ESCULTURAS DE ISOPOR


Foi dada a largada para o início da pintura do Mundo dos Dinossauros. Para ficar mais prático, o ideal é separar todas as partes que serão pintadas em setores por côr. Na segunda foto foram utilizadas 3 cores semelhantes: verde folha (claro), verde bandeira (mais escuro) e amarelo canário (menos forte que o ouro). Na outra foto já foi pintada a parte de baixo das pedras, nesse caso pode ser utilizado um pincel maior, esses de pintar paredes. Primeiro deve ser feita a pintura da primeira mão de côr, os pinceis Tigre série 815 de vários tamanhos são ótimos para esse trabalho. Tamanhos utilizados: 12 (para áreas pequenas e estreitas ), 14, 16, 18, 20, 22 e 24 (este último para áreas grandes). Hoje já comecei a colorir os dinossauros mas quero guardar segredo e surpreender a todos com as cores escolhidas.

Os ovos das lembrancinhas vão ser pintados com duas mãos de beje e depois terão manchinhas marrons (fiquem atentos à técnica que será mostrada em breve). Os ovos rachados (vejam no alto da foto), primeiro serão pintados por dentro, depois de seco será feita a pintura externa. Assim como os ovos algumas esculturas dos dinos também tem de ser pintadas primeiro de um lado, após secagem, do outro.

O próximo serviço será pintar cada parte com a sua côr e fazer efeitos de sombreado com a tinta ainda molhada. Aguardem as próximas fotos/aula. Vcs sabem qual a tinta correta a ser utilizada no isopor? Onde encontrar? E essas esculturas lindas...sabiam que dá para comprá-las em branco só para pintar? Espero todo mundo com perguntinhas. Um super beijo colorido e feliz!

11 comentários:

  1. vai ficar maravilhosa essa festa acho q vou copiar rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá Eunice, espero que as técnicas mostradas possam ser úteis, pode copiar a vontade, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oii td bm? adorei o seu trabalho. os detalhes das esculturas são impressionante, Gostaria de saber qual o isopor que vc trabalha? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Preciso mesmo dessas resposta.kkkk
    Qual a tinta ideal?E devo permeabilizá-las com verniz? se sim com qual? rsrs
    Amo seu trabalho.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Resposta para Rosani e Marjory:É importante observar o tamanho da bolinha que compõe o bloco de isopor, deve ser miuda, com 1mm de diâmetro, o isopor muito "expandido" é mais frágil. Aqui no blog há um tópico com foto de 3 tipos de isopor e explicação sobre a qualidade e serventia para cada um deles. A tinta ideal para o isopor é o PVA/latex, a mesma que usamos para pintar paredes em casa e para fazer as diversas cores utilizar as bisnaguinhas de corantes. O verniz serve para dar brilho, aqui no blog tb há um tópico inteiro sobre o assunto resinas e vernizes para que te quero, hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Ontem inventei de mexer com massa de cimento e hoje acordei cheia de dor no corpo todo (tá véia a tia, hahaha) pintei apenas uma corcova de um dinossauro, que horror! Amanhã termino o serviço do cimento e volto pros dinos com força, aguardem fotos da próxima etapa: Efeitos de Sombreado em Esculturas de Isopor.

    ResponderExcluir
  7. A postagem sobre isopor está em 09/agosto/2010

    ResponderExcluir
  8. Amei a idéia dos ovinhos com as lembrancinhas!!perfeito!!

    ResponderExcluir
  9. seu trabalho é um encanto , parabéns!
    janaina maia

    ResponderExcluir
  10. ola, bel! admiro demais seu trabalho. preciso de sua ajuda, estou começando a trabalhar com isopor e procurei na loja de tintas as bisnagas de cor , mas falaram que as cores sao padrao, e elas sao muito clarinhas, como faço pra comprar essas cores mais fortes? posso e devo fibrar as peças de qualquer tamanho? compensa? devo pintar antes ou depois? já agradeço por ler o e-mail, espero sua resposta, muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado!! eu estou fazendo uma de um metro vou pintar ainda.

    ResponderExcluir